Campeonato Catarinense Série A e B, Brasileirão e Copa Do Brasil são competições das quais os times irão participar neste ano. O calendário estadual tem início no dia 16 de janeiro, com a Recopa Santa Catarina entre Criciúma e Marcílio Dias, valendo o primeiro título da temporada.
Barra Futebol Clube
Fundado em 2013, o Pescador terá calendário cheio pela primeira vez em sua história. Em 2024, disputará o Campeonato Catarinense Série A, o Campeonato Brasileiro Série D pela primeira vez e a Copa Santa Catarina.

O presidente do Barra, Bene Sobrinho, falou sobre a expectativa e os objetivos na temporada mais importante da história do clube:
O Barra é o atual quarto colocado no estadual e inicia sua trajetória de 2024 contra o Brusque no dia 21 de janeiro, às 18h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. A final do estadual está marcada para o dia 6 de abril.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os detalhes da Série D do Brasileiro. A competição inicia no dia 21 de abril e encerra no dia 29 de setembro. Já a Copa Santa Catarina será realizada de setembro a novembro.
Brusque Futebol Clube
O Bruscão, fundado em 12 de outubro de 1987, conquistou o acesso para o Campeonato Brasileiro Série B de 2024 sendo vice-campeão da Série C, em 2023. Além disso, disputará o Campeonato Catarinense e a Copa do Brasil, que vai do dia 21 de fevereiro ao dia 10 de novembro.

O presidente do Brusque, Danilo Rezini, destacou as contratações, planejamentos e objetivos do clube para este ano:
Atual vice-campeão catarinense e do Brasileirão Série C, o Marreco faz sua estreia em 2024 contra o Barra, no estadual. Vale destacar que, nas últimas quatro edições do Catarinense, o Brusque foi finalista em três delas (2020, 2022 (campeão) e 2023).

- Leia mais no Portal Menina: Brusque disputará Série B no Augusto Bauer; presidente fala sobre reunião com prefeitura
Camboriú Futebol Clube
Nascido no dia 11 de abril de 2003, a Cambura viveu altos e baixos em 2023. O time foi rebaixado para a segunda divisão do catarinense Campeonato Catarinense no último lance da última rodada. Contudo, fez uma bela campanha no Campeonato Brasileiro Série D, chegando até as oitavas de final.

Em 2024, a equipe disputará o estadual série B (26/05 a 25/08) e a Copa Santa Catarina. O presidente Renato Cruz, esclareceu como foi a fase vivida pelo Camboriú em 2023 e contou como será o planejamento para esta nova temporada:
Clube Náutico Marcílio Dias
Atual bicampeão da Copa Santa Catarina, o Marinheiro não terá calendário cheio pelo segundo ano consecutivo, mas disputará uma competição nacional. O campeonato em questão é a Copa do Brasil, que terá a presença do Marcílio Dias pela segunda vez na história. Além disso, o clube disputará a Recopa Catarinense, o Campeonato Catarinense Série A e a Copa SC.

O presidente executivo do clube, Tarcísio Guedim, contou os bastidores de 2023 e transpareceu o planejamento da diretoria para este ano:
No início de 2023, o Marinheiro perdeu a Recopa Catarinense para o Brusque, por 1 a 0, e quase foi rebaixado para a segunda divisão estadual. Mas na Copa do Brasil de 2023, o clube chegou até a segunda fase, após eliminar a Chapecoense pelo placar de 1 a 0, em Itajaí. No outro confronto, perdeu para o Maringá (PR) por 2 a 0 e foi eliminado.
A Copa Santa Catarina, em 2023, foi conquistada pela terceira vez na história marcilista, a segunda consecutiva. O título veio após vitória fora de casa por 3 a 1 sobre o Concórdia, no Estádio Domingos Machado de Lima.