A utilização de barcos voadores para locomoção no litoral Norte de Santa Catarina é vista, pelo Governo do estado, como uma possível solução para desafogar o trânsito na BR-101 durante o verão. A parceria foi firmada com Regent, empresa que fabrica esse equipamento.
O barco elétrico alcança a velocidade de 300 km/h e tem capacidade para 12 passageiros. Para modelos futuros, já foi previsto, pela empresa, que a capacidade possa chegar a 150 lugares.
Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a firmar essa parceria. O governador Jorginho Mello, assinou um Memorando de Entendimento com a Regent. A parceria visa desenvolver o novo modal de transporte em Santa Catarina e transformar o estado em um polo de inovação em mobilidade elétrica.
Para implementar os meios de locomoção no estado, a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC) escolheu o modelo Seaglider Brasil, que permite mobilidade de alta velocidade e emissão zero de poluentes. O projeto será apresentado a representantes do governo, empresários e à sociedade civil nesta terça-feira, dia 18.
Matéria por: Duda Passos – estagiária de jornalismo