Ácido Úrico – Rio Camboriú entre os 1000 rios mais poluídos do planeta

Publicado por em 01/06/2021

Uma matéria que rodou neste fim de semana, mostra um estudo europeu publicado na revista britânica Science Advances, que mostra que o Rio Camboriú emplaca entre os 1000 mais poluídos do planeta. A publicação fala sobre a poluição de plásticos, mas o problema é ainda maior.

Poluição

Na região, Balneário Camboriú caminha para 100% de cobertura da rede de coletora, faltando apenas os bairros Estaleiro e Estaleirinho. Resultado de muitos anos de trabalho e investimentos que atravessaram governos. Enquanto isso, a cidade vizinha Camboriú não tem nem um litro de coleta e tratamento de esgoto. Tanto o Rio Camboriú quanto o afluente Rio Peroba, já são esgoto puro ao chegar em Balneário Camboriú.

O maior poluidor do Rio Camboriú, segue fazendo cara de paisagem fingindo que não vê nada. A vala de esgoto a céu aberto, próximo a captação de água da Emasa, quase no Centro da cidade, continua despejando milhares de litros de esgoto por dia no Rio Camboriú, sem que ninguém tome alguma atitude.

Sem apresentar nenhum projeto nos últimos 4 anos para resolver essa situação, continua sem ter nenhuma atitude para a solução do problema que se arrasta por décadas.

O problema é muito maior

Sem nenhuma iniciativa de órgãos como IMA, Ministério Público Ambiental, IBAMA ou da Fundação do Meio Ambiente que está totalmente alinhada com os interesses do governo municipal, a poluição do Rio Camboriú deixou de ser um problema ambiental e virou uma questão de saúde pública.

Família Bolsonaro em novo Partido

O senador Flávio Bolsonaro se filiou nesta segunda-feira ao Patriota. Ele participou virtualmente da convenção nacional convocada às pressas pelo presidente da legenda, Adilson Barroso. Após o evento, o senador disse que o presidente Jair Bolsonaro deve seguir o mesmo caminho e também se filiar ao partido. Mas ao que parece, mesmo com Flavio no Patriota, Bolsonaro negocia com 3 partidos. Presidente da República negou acordo com qualquer sigla e disse que conversa com três legendas

Vacinação acima de 18 anos com comorbidades

Balneário Camboriú começou a vacinar contra Covid-19 nesta segunda-feira, pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais. A imunização ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central e nas demais UBS dos bairros. Não esqueçam que é necessário apresentar atestado médico original e cópia, assinado e com CID, válido por um ano, comprovando a comorbidade. Além de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Copa América no Brasil

Faço das palavras do narrador Luis Roberto, as minhas. Realizar a Copa América no Brasil é um tapa na cara dos brasileiros. Não sei se o narrador falou isso pelo fato do seu grupo de trabalho não ter os direitos de transmissão, mas a frase é perfeita. Não faz nenhum sentido. É só para fazer graça e encher os bolsos da Conmebol. “Claro, a pandemia interrompeu várias competições mundo a fora, e obviamente que neste momento, com o calendário todo estrangulado no Brasil, a Copa América é só mais um torneio caça-níquel, sem nenhuma expressão nesse momento”, avaliou o narrador.

A BNT Mercosul aconteceu?

Teoricamente, o evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de maio, virtualmente. Eu, como imprensa, não ouvi falar absolutamente nada sobre o assunto. Nenhum release para a imprensa, nenhum e-mail, nenhuma notícia, nada. No site da prefeitura, nada também, nem dizendo que a Sectur participou. E olha que fiquei sabendo que a secretaria inteira foi empenhada na organização do evento. Estranho demais tudo isso.

5800 mil vagas de emprego no SINE-SC

O SINE-SC inicia a semana com 5.795 vagas de emprego disponíveis no Estado, sendo 129 para pessoas com deficiência (PCD). As oportunidades estão em diversas áreas de 58 municípios. Mesmo contando com atendimento presencial nas agências do Sine, por agendamento, via telefone da unidade mais próxima da residência do trabalhador, exceto Florianópolis, que está por senha, as vagas estão sendo divulgadas pela internet, no site empregabrasil.mte.gov.br, assim como também devem ser acessadas pelo aplicativo Sine Fácil.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista