Ácido Úrico – Fim de semana foi pesado, em vários aspectos

Publicado por em 07/06/2021

A morte de 2 casais neste fim de semana na BR 101 em Balneário Camboriú reacendeu a discussão sobre a segurança da rodovia no trecho que corta a nossa cidade. Quatro vidas ceifadas em um acidente que tem cara de imprudência.

Segurança

O trecho que corta Balneário Camboriú é palco frequente de acidentes. Na região em frente ao PA da Barra nem se fala, pelo menos uma vez por semana acontece algo ali. Este fim de semana, quatro pessoas perderam a vida em um único acidente. Fatalidade ou não, foram dois jovens casais que estavam no lugar certo mas na hora errada. A PRF acredita que o excesso de velocidade tenha sido a causa do acidente.

Segurança II

Não basta discutir só onde subir ou descer da BR. É necessário uma discussão muito mais ampla para todos que trefegam por essa região. Ciclistas, motociclistas, pedestres, caminhões e automóveis. É inaceitável que um caminhão tombe em uma subida numa curva leve como a que foi o acidente. É inaceitável que carros engarrafem em uma subida de um viaduto. É inaceitável que vidas de ciclistas sejam ceifadas no acostamento. É preciso que atitudes sejam tomadas logo.

Este fim de semana foram 3 crianças que ficaram sem os pais. Oito pais e mães que ficaram sem seus filhos. Não aguentamos mais perdas.

A viagem do prefeito

Embora maquiada de “visita a empresários” pela nota oficial da prefeitura, a visita do prefeito Fabrício Oliveira na verdade foi para começar a traçar uma possível candidatura ao governo do Estado. O assunto foi pauta de colunistas da região sul, inclusive com entrevista em rádio e TV de lá, falando sobre uma possível candidatura.

O que mais impressiona é que o assunto está circulando no sul do estado e não aqui na região onde Fabrício é prefeito. Mais uma vez, Fabrício faz graça para imprensa de fora e deixa a local no vácuo.

A confusão envolvendo GM

O deprimente fato envolvendo a Guarda Municipal foi pauta nacional no domingo e nesta segunda-feira. Ninguém está criticando a ação propriamente dita da corporação na ocorrência, mas os excessos e, principalmente, uma agressão gratuita e bruta contra uma mulher que estava no local. Foi uma sequência de erros que precisam ser apuradas e penalizadas.

Eu, se prefeito fosse, teria exonerado o agente ainda no sábado, sem choro e nem vela. Que busque seus direitos na justiça, mas é inaceitável que ele continue no quadro da corporação. O município investe demais em treinamento e preparação dos agentes da Guarda e é inaceitável que isso aconteça. As laranjas podres precisam ser tiradas da caixa. Ao secretário de segurança Gabriel Castanheira que, por mais que defenda seus homens, sabe diferenciar o que é atitude e o que é abuso, meu apoio nas suas decisões.

Solução

Não adianta comissionado disparar em lista de transmissão notinha de Twitter do prefeito. Tem que tomar atitude e solucionar o caso. Gestão de crise se faz com atitudes e não com palavras bonitas. O caso teria que ter vindo a tona pela própria prefeitura, muito antes da imprensa local ter publicado. O silêncio do poder público o fez cúmplice, em partes, sobre o fato. O povo quer atitude.

Moisés correndo atrás

Após dois afastamentos, o governador Carlos Moisés (PSL) deve intensificar as conversas com todos os setores da política estadual, por isso, nesta semana, mais uma rodada de encontros deve ser marcada com as bancadas estaduais. Hoje a conversa foi com a Bancada Federal, deputados e senadores serão recebidos na Casa D’Agronômica. Entre as pautas principais, a busca por um maior alinhamento em temas comuns ao Estado.

A disputa do MDB pelo estado

Lideranças do MDB andam competindo para saber quem será o “preferido” para a disputa do ano que vem. Celso Maldaner, Dário Berger e Antídio Lunelli, prefeito de Jaraguá do Sul, estão no páreo. Questionado pelo colunista Marcelo Lula sobre uma suposta “briga” pelo favoritismo dentro do partido, Celso Maldaner desconversou.“Não existe essa de Antídio e Celso, estamos os três unidos, Dario, Antídio e Celso, prego sempre pela unidade do partido”, respondeu Maldaner. Então tá.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista