Ácido Úrico – Cadê o telefone público que estava aqui?

Publicado por em 21/05/2021

Misteriosamente, alguns telefones públicos da nossa cidade simplesmente sumiram na calada da noite. Sem nenhuma explicação, a população acabou ficando sem os equipamentos e sem ter como realizar uma ligação em caso de emergências. Quem tirou? Porque tirou?


S
umiu

A concessionária de serviços de telefonia Oi, que tem por obrigação da ANATEL manter os telefones públicos funcionando na cidade, notou a falta de 9 “orelhões” que simplesmente sumiram dos seus lugares nos últimos dias. Descobriram que a Secretaria de Obras, na calada da noite, arrancou várias unidades que estavam distribuídas pela cidade. Não sobrou nem o que estava no Lar dos Idosos, na 5ª Avenida. Os telefones públicos do Ivo Silveira e do Médice também foram arrancados.

Estava “feio”

Em reunião com o secretário Mazoca, a Oi ouviu o chefe da obras a explicação do porque os telefones foram retirados sem nenhuma autorização da operadora de telefonia. Nem um ofício mandaram. Nada. A justificativa do secretário é que Balneário Camboriú é uma cidade turística e que o prefeito não estava gostando de ver os famosos “orelhões” na cidade. “O prefeito estava achando feio”, teria dito o secretário.

Feio ou não, os orelhões são patrimônios privados e, a não ser que esteja oferecendo risco a alguém, não pode ser mexido sem a permissão da concessionária. Sem contar que a cidade é turística e telefones públicos ainda são de grande valia não só para turistas mas como para a população em geral.

Publicidade da Câmara

Depois da Prefeitura de Balneário Camboriú, a Câmara de Vereadores também atendeu uma recomendação do MP e assumiu o compromisso de publicar gastos com publicidade da casa legislativa. O conteúdo já está no ar no menu “transparência”. Só aparece por enquanto a de 2021. Torço para colocarem a de 2018, 2019 e 2020 também. O susto vai ser grande!

Quase 10 mil esperando especialistas

É o que apontou um levantamento feito pelo vereador Marcelo Achutti. Quase 10 mil pessoas estão esperando consulta com especialista em Balneário Camboriú. Segundo o parlamentar, em março de 2020 haviam 9.130 pessoas na Lista de Espera da Saúde no aguardo para consultas com especialistas. Passaram-se 436 dias, e a fila para este atendimento só aumenta. Hoje são 9.920 pessoas a espera por atendimento. Nem só de COVID vive a saúde minha gente. Agiliza ai.

32.283 pessoas vacinadas em BC

Esse é o número de pessoas vacinadas até a data de ontem, dia 20. Isso corresponde a 29% da população acima de 18 anos de Balneário Camboriú (levando em consideração uma população 18+ de aprox. 113 mil).

Por mais que alguns “negacionistas” tentem distorcer os números para deixar o cenário mais trágico, Balneário está acima da média nacional e estadual.

Embora pouco mais de 19 mil pessoas tenham recebido a segunda dose, devemos pensar apenas na primeira dose para realizar qualquer tipo de avaliação, pois os prazos para aplicação da segunda varia de acordo com a vacina. Isso quer dizer que muita gente ainda vai receber a segunda dose daqui a 3 meses aproximadamente. Quem recebeu a primeira, tem a segunda garantida.

Então, repetindo, 29% da população acima de 18 anos de Balneário Camboriú está vacinada. Se pensar em grupo prioritário, a porcentagem é maior ainda.

Portanto, a vacinação vai bem, obrigado.

O caso dos respiradores ainda rende

MP pode apresentar as denúncias do caso Veigamed nos próximos dias. É o que informou o colunista Marcelo Lula. De acordo com uma fonte do colunista, entre a próxima semana e a seguinte, deve haver novidade no caso dos respiradores fantasmas, comprados com pagamento adiantado de R$ 33 milhões. A expectativa é que o Ministério Público apresente as denúncias. Uma prova que os trabalhos estão em fase de conclusão, é que os aparelhos apreendidos nas operações, a exemplo de celulares, já estão sendo devolvidos.

Que siga avançando.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista