Animais na praia: como isso afetaria os animais e o meio ambiente?

Publicado por em 23/02/2021

Em Balneário Camboriú, vereador apresentou projeto propondo um trecho da Praia dos Amores liberado para os pets

A liberação dos animais na praia gera polêmica. Enquanto uns são favoráveis a liberação, outra parte, é contra. Em Balneário Camboriú, o vereador David LaBarrica (Patriota), protocolou projeto para a liberação dos animais. O projeto ainda não passou pela Câmara de Vereadores municipal.

De acordo com o vereador, apenas um trecho da praia seria liberado e não a Praia Central. “A polêmica ocorre porque as pessoas acham que seria a praia inteira. O projeto sugere que poderia ser um trecho da Praia dos Amores, especial para receber os animais de estimação”, explica LaBarrica. “Outro ponto é que haveria regras para levar os animais, como horário delimitado, ter as vacinas em dia, entre outras coisas”, complementa.

MEIO AMBIENTE

A secretária do Meio Ambiente e membro do Conselho Municipal de Proteção Animal, Maria Heloisa Furtado Lenzi, explica que a questão da liberação vai além de possíveis danos ao meio ambiente. De acordo com a secretária, também é uma questão sanitária. “Em função das fezes dos animais poderem transmitir doenças e também, das doenças que os animais podem ter frequentando as praias”, esclarece.

Maria Heloisa também ressalta que além dos cuidados com o meio-ambiente, é necessário ter cuidado redobrado com os animais expostos ao sol e areia por um longo período.

CIDADE PET FRIENDLY

O vereador Victor Hugo Forte (PL), também protocolou o Projeto de Lei Ordinária N.º 5/2021 que reconhece Balneário Camboriú como município turístico “Pet Friendly”, com o objetivo de incentivar e promover o turismo animal. De acordo com o vereador, o projeto visa designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são aceitos em seus interiores.

A lei municipal número 2445/2005 proíbe a presença de cães (exceto cães-guias), gatos ou outros animais nas praias. Caso presencie, a recomendação é ligar no número 153.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista