BOLSONARO AUTORIZA POR DECRETO ESTUDO DE MODELO PARA PRIVATIZAÇÃO DE UBS

Publicado por em 28/10/2020

Nesta terça-feira, por meio de decreto, publicado no Diário Oficial o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autoriou a equipe econômica a preparar um modelo de privatização para unidades básicas de saúde (UBS). A medida incluiu a política de fomento ao setor de atenção primária à saúde no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Atualmente estados e municípios já contam com a terceirização do serviço de saúde, seja por meio de organizações sociais ou cooperativas médicas. O decreto prevê a “elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde.

Em entrevista ao programa Bote a Boca no Trombone, o economista Sérgio Toviansky falou a respeito do assunto, e no que esse modelo pode gerar. Segundo ele, para os tratamentos a longo prazo pode significar a quebra do vínculo entre médico e paciente, já para a administração pública o controle das contas.

“Quem, por exemplo, faz tratamento de HIV precisa desse acompanhamento constante, e quando se quebra o vínculo com o profissional médico não é saudável ao paciente. No caso das contas, já existe um modelo para que os municípios consigam manter o serviço sem onerar a folha de pagamento”, completou o especialista na área econômica.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista