Unidade de coleta de sangue será instalada na Univali em Itajaí

Publicado por em 24/09/2020

A luta que o Movimento Pró-Hemosc vem travando há mais de um ano pela instalação de um hemocentro em Itajaí, que atenderia a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu, surtiu efeito e a cidade ganhará uma Unidade de Coleta.

Segundo a coordenadora do movimento, a professora Gloria Maria Dal Castel, após uma reunião que contou com as presenças do Secretário de Saúde de Itajaí, Dr. Emerson Duarte do Prof. Telmo Mezadri, Diretor de Assuntos Institucionais da Univali, do Dr. Rogério Correia, Vice Reitor da Univali, da enfermeira Lígia Soares e da Dra. Anna Kleine Neves, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Itajaí, ficou definida a instalação de um Centro de Coleta nas dependências da Univali.

“Agora que confirmamos a instalação na Univali, com toda sua estrutura, queremos pedir que as pessoas compartilhem e façam os seus cadastros de doadores, porque o volume de cadastros foi o que chamou a atenção do Hemosc. São mais de 6 mil doadores cadastrados na região, de todo tipo de sangue, e não se justifica que essas pessoas tenham que ir até Blumenau ou Florianópolis para realizar as suas doações”, justificou.

Ainda não existe uma data para a abertura da Unidade de Coleta, uma nova reunião na próxima terça-feira, dia 29, definirá o cronograma das obras que são necessárias para o funcionamento do local. O que já está acertado é que o Hemosc será o responsável por equipar a estrutura da Unidade de Coleta, enquanto a Amfri irá custear os gastos com manutenção e pessoal.

“O Hemosc como representante do Estado fica com o equipamento para toda estrutura com tudo que for necessário, aos municiípios da Amfri, será criado um consórico para custeio da cointratação de pessoal e toda manutenção do ambiente, isso está definido”, salientou.

Enqunato a Unidade de Coleta não é aberta a comunidade, os doadores da região podem ir realziando seu cadastro pelo site www.movimentohemosc.com.br, nesse cadastro também é possível infiormar se a pessoa é doadora de orgãos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista