O número da população idosa de Balneário Camboriú superou o percentual nacional, segundo dados do Censo 2022. No município há 25.595 idosos, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, um percentual de 18,39% da população da cidade. Enquanto o percentual nacional é de 15,81%.
Entre os principais motivos da alta no município está a qualidade de vida, como aponta a assistente social do programa Abraço ao Idoso, Daiane Caroline. Segundo ela, as pessoas idosas procuram Balneário Camboriú por ser um sonho.
“É um lugar que oferece um maior número de ações e prevenções que projovem um envelhecimento saudável”, pontua.
Quando é feita a comparação da cidade litorânea com municípios vizinhos, como Itajaí e Camboriú, a diferença é ainda maior. Tendo Camboriú, 9,55% de população idosa e Itajaí, 11,94%. Este expressivo número mostra que a cidade, não somente pela praia, está preparada para receber este público, com políticas públicas adequadas e ações que envolvem diretamente eles.
O município tem a Secretaria da Pessoa Idosa que é muito ativa e conta com diversas atividades. No local, danças, cursos, oficinas, aulas de línguas, escrita de livros e até passeios são realizados com os participantes.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: Navegantes: licenciamento para alargamento da praia do Gravatá é concedido
O secretário da Pessoa Idosa, Arlindo Cruz, relata que a Secretaria é o primeiro acolhimento do idoso na cidade. “Nós recebemos o idoso e ele escolhe qual oficina quer fazer. Às vezes quer ficar só conversando na recepção. Temos bastante passeios, essa semana, por exemplo, estamos indo visitar Joinville”.
A cidade possui programas como o Abraço ao Idoso que acolhe aqueles que acabam sozinhos no município, sem família por perto. A psicóloga do programa, Raquel Silveira, diz que este atendimento é crucial para que eles não se sintam abandonados.
“O programa Abraço ao Idoso tem um olhar específico para as pessoas idosas que estão em situação de violência ou negligência. Muitos casos não estão vivendo uma situação de violência em si, mas estão em situação de abandono”.
De acordo com a psicóloga, o programa também realiza a busca de familiares e fortalece a rede comunitária, com a criação de vínculos na Secretaria da Pessoa Idosa, através das ações promovidas.
Edilamar Pereira de Souza, 74 anos, é moradora de Balneário Camboriú há nove anos e encontrou na cidade a fase perfeita para aproveitar a vida. Ela frequenta a Secretaria da Pessoa Idosa e já fez diversas amizades no local. Edilamar aproveita tanto a vida que se tornou a Rainha 60+ da cidade.
“Aqui é qualidade de vida. É tudo maravilhoso. A Secretaria da Pessoa Idosa pensa em um lugar maravilhoso. Ontem teve bingo e ela [servidora da Secretaria] disse pra nós que vai colocar a gente na frente, pois fizemos muita bagunça lá atrás”.
A idosa comenta que as amizades que fez no local se tornaram laços para a vida. “Ontem fomos no shopping tomando um chopp. Mandei fotos para os meus filhos que moram longe. Agora sim estou vivendo”.
Confira a reportagem em áudio: