Após menos de uma semana, uma nova chuva intensa deixou Balneário Camboriú com ruas alagadas e três pessoas no abrigo disponibilizado pela prefeitura nesta segunda-feira, 26. De acordo com o último boletim divulgado nesta manhã, foram 121.23 milímetros de chuva acumulada nas últimas 24 horas.
Segundo o secretário de Obras, Osmar de Souza Nunes, o Mazoca, a limpeza pela cidade começou às 7 horas da manhã, com o foco na retirada do barro que assolou as principais ruas do município. “Os principais pontos atingidos foram a Estrada da Rainha, que nós estamos com um problema ali que já está sendo estudado, a questão do desmoronamento que tem ali. Estamos limpando também a rua Síria, a rua Israel que também é um problema. A avenida Alvin Bauer que é uma baixada e que há muito tempo já acontece isso”, afirma o secretário.
Relembre as chuvas da semana passada:
- Cerca de 60% de Camboriú está alagado; mais de 200 ocorrências foram registradas
- Força-tarefa trabalha no auxílio à comunidade em Itajaí; interior é afetado pelas cheias
- Mais de 255 mm de chuva são registrados em BC e região nas últimas 24 horas
Segundo ele, o barro se estende por diversos lugares, e que após a raspagem de toda lama, será feita a lavagem, com o objetivo, novamente, que até sexta-feira, 30, tudo esteja em ordem. “Nós estamos com uma equipe bem maior, mais de 50 pessoas, e teremos mais 50 hoje a tarde para fazer mais rapidamente o trabalho”.
Rio das Ostras:
Com reclamações sobre o transbordamento do rio das Ostras, o diretor geral da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Douglas Beber, explica que a partir da ponte na rua Adaci Santos Gomes, o rio ainda está com acúmulo de lixo, fazendo parte da segunda etapa da obra de limpeza do Rio das Ostras.
“Nós fizemos em conjunto com a subprefeitura e associação de moradores do São Judas, bairro da Barra e outros, uma grande limpeza na semana que passou. Conseguimos tirar vários lixos, como antenas parabólicas, sacos de lixo, galhos, troncos de árvores, colchões, e até uma cama”, explica o diretor.
Para a conclusão da obra, é necessário aguardar o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Segundo o diretor, foram solicitados estudos que já foram concluídos por parte da prefeitura, e que todos os questionamentos do órgão são respondidos para que em breve se tenha a autorização da dragagem. “Quem sabe dessa forma fazendo com que essa parte do mangue a exemplo do que foi feito pra cima do rio dê vazão e aí não venha a água que chega transbordar”.
Atualização:
De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, Balneário Camboriú e região seguem com sinal laranja de atenção durante toda esta segunda-feira e terça-feira, dias 26 e 27. No momento, não há pontos de bloqueio em Balneário Camboriú.
