Mesmo em meio a pandemia, a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú trabalha na elaboração do “Código de Turismo BC”. O documento reunirá uma série de ações, normas e condutas para bem atender aos turistas e moradores do município.
Uma pesquisa está sendo realizada para auxiliar na criação do código, em um primeiro momento foram ouvidos turistas, agora o foco é entrevistar a população, principalmente os que atuam diretamente no atendimento aos visitantes como conta o secretário de Turismo Geninho Goes.
“O código de turismo de uma cidade ele diz respeito a forma como que as pessoas recebem e demonstram a excelência do turismo de um destino. Já ouvimos os turistas, ou seja, qual é a opinião dele sobre nossos serviços, atrativos, hotéis, restaurantes e postos de informações. Essa pesquisa faz o contrário, ela vai ouvir a opinião do morador que atende o turista principalmente na linha de frente para ver qual entendimento que ele tem e conhecimento quanto a cidade e a importância econômica do turismo”, explicou.
O Código de Turismo servirá como base para a implantação de ações e políticas públicas de desenvolvimento turístico, entre elas um objetivo ousado de fazer Balneário Camboriú ser conhecida como a cidade mais amigável do Brasil.
“A pesquisa é apenas o início do trabalho, o que vem depois é um plano de ação bem elaborado, algumas cidades são gay friendly ou pet friendly, nós queremos ter o título de cidade mais amigável, mais inclusiva do Brasil, isso é o importante, você atender as pessoas com excelência independente de quem seja essa pessoa”, destaca.
Outras iniciativas também estão sendo previstas pela Secretaria de Turismo, entre elas a criação de um selo de qualidade para os equipamentos turísticos que receberem os treinamentos baseados no código, além de lições e atividades junto os estudantes do ensino fundamental para destacar a importância do setor turístico para o crescimento da cidade.
Para participar da pesquisa é simples, o questionário basta acessar o link: https://forms.gle/MMZ77CH4bpa8M11h7