Transitar pelas ruas de Balneário Camboriú durante a temporada de verão tem sido uma tarefa difícil para os motoristas, mas uma opção sustentável, saudável e que nos dias de trânsito intenso tem se mostrado mais ágil que os carros é a bicicleta.
Segundo o gestor da BC Trânsito, Ricieri Ribas, são cerca de 56 quilômetros de ciclovias espalhadas por todas as regiões do município e a intenção é que neste ano, no mínimo mais 25 quilômetros sejam construídos.
“Temos planejado para 2023 uma ampliação de em torno de 25 quilômetros de ciclovia, esse é o mínimo que a BC Trânsito deseja ampliar esse ano, podendo esse número aumentar até 35 quilômetros. A intenção é focar na região sul, bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança, mas também algumas conexões na região central de Balneário Camboriú”, projetou.
A ideia da autarquia é que seja possível atravessar a cidade utilizando somente a malha cicloviária, para isso estão sendo planejadas conexões entre as ciclovias. Com a construção do binário das ruas Dom Diniz com a Dom Afonso, na Vila Real será feita a interligação com ciclovia existente na Avenida Santo Amaro, em Camboriú.
Leia também:
- UPA das Nações e PA da Barra realizam 10.586 atendimentos em 15 dias
- Vídeo: alça de guindaste arrebenta e caminhão de 55 toneladas despenca no Porto de São Francisco do Sul
Além de reduzir o número de veículos nas ruas, as ciclovias também são uma opção de passeio, principalmente para turistas, de toda forma o gestor da BC Trânsito acredita que o principal benefício no aumento da malha cicloviária é ampliar as opções de mobilidade no município.
“As ciclovias são implantadas no município com o intuito de trazer uma nova opção de deslocamento através da bicicleta e da micro mobilidade que pode acessar esse tipo de cenário mas com intuito de sempre melhorar a mobilidade. Obviamente que nossos turistas acabam se beneficiando desse equipamento, a gente até incentiva em períodos de temporada que o turista utilize para deslocamento e passeio evitando assim o uso desnecessário do carro ainda mais nesse período”, analisou.
Agora se o que está faltando para você pedalar pelas ciclovias da região é uma bike conheça a Bicicletaria Aquarios, na Vila Real, em Balneário Camboriú.