A expectativa da prefeitura é de que Balneário Camboriú possa registrar um recorde recebendo cerca de dois milhões de turistas nesta temporada de verão e o município está se preparando para que todos os visitantes e moradores sejam bem recebidos e atendidos.
Em evento realizado no hotel Mercure, na manhã desta quinta-feira, 15, a prefeitura apresentou o Plano para Temporada de Verão, com ações envolvendo várias secretarias e orgãos municipais. A principal é o Centro de Controle Operacional (CCO), que havia sido uma novidade na temporda passada e retorna oferecendo serviços de segurança, saúde, inclusão social e turismo. De acordo com o secretário de segurança, Gabriel Castanheira, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão estar ainda mais alinhadas nesse verão, a tecnologia também será uma importante aliada no combate a criminalidade.
“Nós temos mais ou menos 60 câmeras sendo monitoradas 24 horas ali, a gente não pode trabalhar só pensando em efetivo, quando você não tem um número grande de efetivo trabalhando você substituiu isso em tecnologia e você é mais acertivo”, avaliou.
A saúde também terá destaque no CCO, conforme adiantou a secretária da pasta, Leila Crócomo, durante o revelion uma equipe com médicos estará a disposição no espaço, porém durante toda temporada haverá a presença de técnicos de enfermagem atendendo no local, das 7h às 19h.
“Na noite da virada tem uma equipe mais completa com médico, dentista, enfim uma equipe mais encopada para passar as 24 horas, com ambulância, remoção, toda essa equipe bem preparada para o atendimento de urgência e emergência, que é um atendimento pré-hospitalar, justamente para não sobrecarregar o Ruth Cardoso, depois a gente fica com um equipe só com técnicos e enfermeiros para que a gente fique até o Carnaval para atendimentos mais básicos”,
O prefeito Fabrício Oliveira frustrou quem estava na expectativa por grandes shows na virada do ano, apesar dos contatos com uma orquestra internacional, a prefeitura decidiu não realizar nenhuma grande apresentação musical na faixa de areia, durante as comemorações do ano novo, o que não impede que elas aconteçam em outros momentos da temporada.
“Nós não pretendemos fazer shows na praia, eventos com música ao vivo ou shows nacionais no ano novo por diversas questões, a primeira delas é que precisamos manter a segurança, e a segurança para nós é essencial, podemos ter num show desse, milhares e milhares de pessoas que podem prejudicar a qualidade da oferta de serviços, nós não devemos trazer uma demanda que não vai nos acrescentar em quantidade de público, é claro que a experiência é positiva de ter shows, mas nós devemos fazer outros shows no decorrer em outros momentos em que a cidade esteja em melhores condições para que possamos ofertar algo de qualidade”, afirmou.
Também foram divulgadas ações de ourtras secretarias, confira:
Trânsito: operações de fiscalização integradas com demais forças de segurança; pontos de fiscalização e monitoramento fixos na Região Central; implantação de área provisória exclusiva para embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros (receptivo turismo, táxi e transporte por aplicativos).
Planejamento: fiscalização de ambulantes, caixas de som, comércios irregulares nas praias, bares, restaurantes, quiosques e pontos de milho; apoio à fiscalização de animais nas praias.
Turismo: instalação de 20 banheiros autolimpantes ao longo da orla da Praia Central; Temporada de Cruzeiros; Arena Verão.
Obras: limpeza da praia após o réveillon feita em força-tarefa por 350 pessoas, 12 caminhões e 16 máquinas auxiliares; limpeza e paisagismo ao longo da temporada com auxílio de maquinário específico.
Meio Ambiente: atividades do Praia Limpa em sete pontos da Praia Central, que iniciam nesta quinta-feira, 15; orientações sobre descarte de resíduos e distribuição de pulseiras de identificação de crianças por monitores.
Inclusão Social: campanha “Não dê esmola”; ações nas ruas, comércios e semáforos com a distribuição de flyers e colagem de cartazes; divulgação dos Programas Abraço à Vida e Abraço à Mulher.
Esporte: Praia Acessível (em parceria com a Inclusão); Arena Games x CBDE; 59º Campeonato de Futebol de Areia; Mini Arena de Verão.
Cultura: Feiras de Verão (Vila do Artesanato, Feira da Barra, Feira da Cultura e Feira da Rua 200).
1 comentário
Lamentável este trágico acidente.