Fazer tarefas simples do cotidiano como lavar roupas ou tomar banho está se tornando cada vez mais complicado para as pessoas que moram no trecho final de algumas ruas no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú.
Segundo relato de moradores, a falta de pressão faz com que a água chegue nessas residências somente em horários onde o consumo diminui na cidade, entre a noite, madrugada e o começo da manhã. Situação vivida diariamente pela Márcia que é moradora da rua Campo Erê.
“Quando começa a temporada fica ruim, desde dezembro começou, mas em fevereiro piorou, das 5h às 9h é uma beleza, mas das 9h em diante até às 23h, a água é fraquinha e não vai no chuveiro”, relata.
Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, o problema que está acarretando na baixa pressão já foi identificado, porém para solucioná-lo são necessárias obras na rede de água localizada abaixo da marginal, e, portanto, precisam de autorização prévia da Arteris, concessionária responsável pela BR-101, na região.
“Nós oficiamos a Autopista, pedimos autorização, a Autopista nos respondeu com uma série de questionamentos, nós respondemos enviamos documentação e a documentação basicamente nos solicita sobre sinalização para obra, para evitar algum transtorno maior durante a execução, não é nada muito grave que falte, mas infelizmente a gente entra em contato, manda informações, solicita urgência e a Autopista diz que está no cronograma, está avaliando e acaba não liberando”, destaca.
Leia no Portal Menina: homem sem CNH é preso com 137 quilos de maconha na BR-101
A Emasa tentou melhorar a pressão com outras intervenções, que não envolvessem obras na marginal, porém a mudança e instalação de novos registros não foi suficiente para melhorar o abastecimento de água nas ruas afetadas.
A reportagem entrou em contato com a Arteris nesta segunda-feira, 27, que se manifestou com através da seguinte nota:
“A Arteris Litoral Sul informa que tem ciência do projeto de ampliação da rede em faixa de domínio. Após análise, enviou à Emasa para correções. Caso o projeto atenda aos requisitos da Agência Nacional de Transportes Terrestres, será enviado para deliberação da ANTT. Posteriormente, caso aprovado, será formalizado um contrato de Permissão Especial para Uso da Faixa de Domínio”.
Esporte: Barra perde primeiro jogo da semifinal contra o Brusque