Os casos de monkeypox (varíola dos macacos) estão aumentando, em Balneário Camboriú. Desde o primeiro caso registrado no início de agosto, já são 31 pacientes confirmados, todos contraídos dentro da cidade. Destes, 27 são de homens e quatro de mulheres, que não viajaram nos últimos meses e 14 pessoas já estão recuperadas. A secretária de Saúde, Leila Crocomo, ressalta que os cuidados de higiene devem ser redobrados como evitar contato físico com pessoas que estejam com suspeita do vírus e evitar relações sexuais sem preservativo.
Clique aqui e receba as notícias do Portal Menina no seu celular
O principal sintoma é a aparição de bolhas na pele parecidas com espinhas que podem contar pus ou não e que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum no rosto, boca, pés, mãos, peito e região genital. Além disso, podem ocorrer dor de cabeça, febre, dores musculares e fraqueza.
TRATAMENTO
A forma como o paciente vai lidar com a doença será sempre definida pelo médico que a atender. Na maioria dos casos, o tratamento é tópico, com medidas para o alívio dos sintomas e prevenção de sequelas. Antibióticos também podem ser receitados. Recomenda-se o isolamento domiciliar durante o período de transmissão da doença.
Todos os profissionais que trabalham com o atendimento ao público, foram devidamente orientados e capacitados para conduzirem casos suspeitos assim como todas as Unidades de Saúde estão de portas abertas para atendimento aos pacientes com suspeita.
ESTADO
De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) nesta sexta-feira (16), o estado possui 211 casos confirmados e 259 em investigação.
Confira a reportagem: