A partir desta segunda-feira (17), 39.600 estudantes da rede municipal de ensino retornam em Blumenau. As 128 instituições de ensino estiveram de recesso na última semana, para a prefeitura organizar as novas medidas de segurança escolar.
Durante a semana anterior, a Secretaria de Educação verificou a estrutura das unidades escolares. Além disso, também foi avaliado o que precisa melhorar na segurança física de casa espaço, como o cercamento, muramento e um controle maior de quem tem acesso às escolas.

medidas de segurança
Vigilantes
Segundo a Prefeitura, neste primeiro momento, serão 50 seguranças armados com armas de fogo e 100 seguranças sem armas de fogo. A partir do dia 24 de abril, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância.
Câmeras de monitoramento
A compra dos equipamentos está com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. A Polícia Militar e a Prefeitura terão acesso em tempo real às imagens. Botões de pânico também serão colocados em locais estratégicos.
Plano de contigência
Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Defesa Civil junto com os órgãos de proteção. As equipes trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e que será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.
Equipes multidisciplinares
Nesta semana, a Secretaria de Educação vai enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores que define a ampliação para sete equipes multiprofissionais atuarem nas escolas e CEIs do município. As equipes são compostas por psicólogos e assistentes sociais.