Os problemas relacionados a alagamentos no loteamento Jardim Europa serão debatidos pela comunidade e poder público em uma audiência pública nesta sexta-feira, 9, na Câmara de Vereadores de Camboriú.
De acordo com o vereador Vilson Albino (PSD), que foi o responsável por convocar a reunião, esse é o momento oportuno para que a comunidade expresse suas reivindicações. Para o parlamentar é fundamental que a prefeitura faça um estudo de impacto para avaliar a implantação de novos loteamentos que estão sendo projetados nas imediações do Jardim Europa.
É importante lembrar que existe um decreto municipal proibindo a criação de novos loteamentos, e os que estão em fase de execução ou que foram construídos em áreas atingidas por alagamentos haviam sido aprovados em antigas gestões. Para o vereador as pessoas que participaram dessas aprovações precisam ser responsabilizadas.
“Mesmo que os loteamentos tenham sido aprovados num mandato anterior ao do mandato que proporcionou esse decreto, nós temos que responsabilizar aquelas pessoas que aprovaram aqueles loteamentos sem consultar a vizinhança, sem gerar um estudo de impacto”, cobrou.
O projeto do Parque Inundável, que na prática serviria como um grande reservatório de água, é visto como uma possível solução para os alagamentos recorrentes, mas é necessário conversar com todos os envolvidos, inclusive os rizicultores.
“Temos que pensar de maneira conjunta e eficiente, buscando alternativas e o diálogo com todos que seriam impactados diretamente e indiretamente com esse parque, como é o caso dos agricultores, que num primeiro momento foram desrespeitados com essa proposta inicial, nós precisamos conversar isso de maneira muita aberta, entendendo que a água é o bem maior”, destacou.
A audiência pública nesta sexta-feira começa às 19h, na Câmara de Vereadores de Camboriú, localizada na rua Siqueira Campos, 480, no Centro.