A Associação de Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC), divulgou uma carta aberta em defesa da gestão escolar democrática. O documento é referente ao decreto nº 11.008, de 14 de outubro de 2022, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento da Gestão Democrática da Rede Pública de Educação do Município de Balneário Camboriú.
Segundo a APROBC, em 2015 foi aprovado, dentro do Plano Municipal de Educação (PME) que o município teria até o final de 2016 para propor legislação específica que garantisse “condições para a efetivação da gestão democrática”. Entretanto, o prazo em questão não foi alcançado pela Gestão Municipal. Dentre as estratégias elencadas para a efetivação da Gestão Democrática, estão: participação da comunidade escolar (pais/responsáveis, professores, servidores e estudantes) no processo de escolha de gestores por meio de eleição democrática.
Na quarta-feira (9), a 2ª Secretária da APROBC, Amanda Vidal e a 1ª Tesoureira, Rosemari Martins, junto com à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, representada pelos vereadores Ademar Bola (PSDB), David da LaBarrica (Patriota), Patrick Machado (PDT) e Kaká Fernandes (Podemos) se reuniram para apresentação do documento e proposições sobre o assunto.
Professor dá dicas de como se preparar para o ENEM
Entenda sobre o assunto na entrevista realizada no programa Jornal da Menina desta quinta-feira (10), com a 1ª Secretária da Associação dos Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC), Simone Hermes do Santos Almeida: