A Associação das Famílias de Pessoas LGBTQIA+ (AFAM) Diversa, de Balneário Camboriú, promoveu no domingo, 5, a Marcha Pela Diversidade, na Avenida Atlântica. O evento, que busca dar visibilidade para as pautas da comunidade, contou com a participação de 7 mil pessoas, além da participação de artistas e simpatizantes. Apesar da marcha transcorrer pacificamente, no final do evento, uma artista drag queen foi agredida por três homens na rua.
Segundo imagens gravadas por populares, a artista andava na Avenida Atlântica quando três homens param, falam algo para a drag e na sequência, desferem um chute que a derruba na ciclofaixa. As agressões continuam, enquanto os agressores alegam que a vítima teria chamado eles de ‘macaco’, fato que não foi confirmado.
Em nota, a AFAM Diversa e demais entidades organizadoras manifestaram seu repúdio, além oferecerem apoio necessário à vítima, tanto no âmbito médico quanto jurídico, com o intuito de proporcionar uma recuperação adequada e o acesso à justiça.
Saiba detalhes na reportagem:
Confira a nota na íntegra:
A Associação das Famílias de Pessoas LGBTQIAPN+ – AFAM Diversa e demais entidades organizadoras manifestam seu veemente repúdio aos atos de violência que transcorreram ao término da Marcha Pela Diversidade, realizada no último domingo (5) na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú. Nessa ocasião, uma drag queen foi alvo de uma covarde agressão perpetrada por três indivíduos.
É com profunda indignação que repudiamos a violência contra uma artista da região. Trata-se de uma clara demonstração de homofobia, direcionada a todos os participantes desse evento. Ressaltamos que a Marcha Pela Diversidade foi concebida como um espaço de expressão pacífica, respeitosa e inclusiva, onde se valoriza e celebra todas as formas de diversidade. O objetivo fundamental desta é promover a compreensão e o respeito mútuo, e repudiar qualquer forma de discriminação.
A AFAM Diversa informa que as evidências visuais dos incidentes já foram encaminhadas às autoridades de segurança pública, que, esperamos, tomarão as medidas apropriadas para identificar e responsabilizar os agressores. Além disso, estamos em contato com a vítima, oferecendo todo o apoio necessário, tanto no âmbito médico quanto jurídico, com o intuito de proporcionar uma recuperação adequada e o acesso à justiça.
Este triste episódio reforça a necessidade contínua de manifestações como a Marcha pela Diversidade, que têm como propósito combater o preconceito e a homofobia, promovendo a inclusão e a aceitação de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão. A luta contra a discriminação é constante e essencial para evitar que casos como este ocorram. A AFAM Diversa permanecerá engajada nessa batalha em prol de uma sociedade mais igualitária e respeitosa.
- Leia também: Balneário Camboriú deve ter balneabilidade afetada mais uma vez por baixa no tratamento de esgoto
- Leia também: Com número recorde de escalas, começa a temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú
- Leia também: Itajaí e Balneário Camboriú recebem a Caravana de Natal da Coca-Cola na sexta-feira