Cerca de cem alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Balneário Camboriú participaram de dois dias de oficinas literárias e narração de histórias. As atividades são parte do projeto de produção da segunda edição do livro Histórias Especiais, feito a partir de histórias e ilustrações feitas pelos alunos da instituição.
Nas aulas, ministradas pela multiartista e educadora Bell Bandeira, foram feitos exercícios de estímulos cognitivos e de criatividade, abordando o registro de expressões por meio da palavra escrita ou falada e sons. A intenção do projeto é induzir a participação dos alunos como um ser criativo e capaz, fugindo de estereótipos que cercam as pessoas com deficiência.
Ao final do projeto Histórias Especiais, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú, será montado um livro digital, disponibilizado em plataforma online e com acesso totalmente gratuito, composto por seis histórias e seis ilustrações criadas pelos alunos artistas da unidade. Também estão previstas uma versão em audiolivro e outra em vídeo.