Você confiaria em um alimento que já passou da validade? Ou pior, que foi armazenado de qualquer jeito? Pois foi exatamente esse cenário que a Vigilância Sanitária de Itajaí encontrou em quatro estabelecimentos da cidade. O resultado? Mais de 150 quilos de produtos vencidos e impróprios para consumo foram apreendidos e descartados.
A ação ocorreu nesta terça-feira (11) e atingiu dois comércios no Portal 2 e dois no Santa Regina. Durante a fiscalização, os agentes flagraram alimentos manipulados sem os devidos cuidados e produtos que já estavam estragados. Entre os itens recolhidos, carnes foram identificadas em condições inaceitáveis, algumas devido ao mau armazenamento, outras simplesmente fora da validade.
Perigo à Saúde: Você Sabe o Que Está Consumindo?
Alimentos vencidos ou mal armazenados podem causar sérios problemas de saúde, desde uma simples intoxicação alimentar até infecções graves. Para evitar riscos, a Vigilância Sanitária mantém fiscalização constante e conta com o apoio da população para denunciar irregularidades.
“Frequentemente encontramos produtos vencidos sendo vendidos sem qualquer critério sanitário. Quando isso acontece, tomamos as providências necessárias, aplicamos as autuações e fazemos o descarte correto”, explica o diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Sílvio Schaadt.