As águas baixaram em Itajaí, na manhã deste sábado, 14, mas a Defesa Civil segue em situação de emergência. Há poucos pontos de alagamentos em áreas ribeirinhas e mais baixas. O órgão destaca que a tendência é que não ocorram novas inundações devido a normalização dos níveis dos rios e melhora no tempo, porém, a atenção deve ser redobrada nos picos de maré. O risco também continua alto para deslizamentos em áreas de encosta.
Durante a madrugada deste sábado apenas uma ocorrência foi registrada, um resgate de pessoa no bairro Cordeiros. No dia anterior, o Sistema de Comando de Operações (SCO) no Centreventos de Itajaí registrou um total de 260 ocorrências e alagamentos em 149 ruas do município.
ABRIGOS
Seis abrigos estão ativos em cinco bairros da cidade. Os espaços ofertam colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Há um total de 579 pessoas abrigadas na manhã deste sábado.
Os espaços estão localizados nos seguintes pontos: Salão da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Colégio Salesiano (com acessibilidade), no Centro; Salão da Igreja São João, no São João; Clube Tiradentes, também no bairro São João; e Salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda. Cinco destes espaços estão lotados (Salões paroquiais do Cordeiros, São Vicente e São João, Colégio Salesiano (com acessibilidade) e Clube Tiradentes) e o abrigo na Fazenda ainda pode receber moradores que necessitarem.
NÍVEL DOS RIOS E BARRAGENS
Apesar da previsão de tempo mais firme ao longo deste sábado, o município continuará recebendo as águas das cidades de Blumenau e Brusque. O rio Itajaí-Mirim na última medição realizada às 9h apontou para 2,60 metros. Já em Blumenau a medição efetuada no mesmo horário no rio Itajaí-Açu marcou 8,00 metros.
Pela primeira vez na história, na noite de sexta-feira, 13, às 22h05, ocorreu o vertimento da Barragem Norte em José Boiteux. O reservatório tem capacidade de armazenamento de até 357 milhões de metros cúbicos de água. É importante destacar que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica. Os níveis dos rios do Médio Vale do Itajaí estão em declínio e o efeito do vertimento não deve alterar esta tendência.
Já as barragens de Taió e Ituporanga seguem com as comportas fechadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. As duas estão com a capacidade máxima e vertendo. A barragem de Taió armazena o volume de 100 milhões de metros cúbicos de água. Já Ituporanga suporta 110 milhões de metros cúbicos de água.