Agosto é marcado pela cor dourada que conscientiza a sociedade sobre os benefícios do leite materno. Em Itajaí, algumas ações serão realizadas durante todo o mês para debater e capacitar profissionais e a população.
De acordo com a enfermeira supervisora da saúde infantil do município, Camilla Couto, entre as atividades desenvolvidas está o 1º Seminário de Proteção ao Aleitamento Materno de Itajaí, que faz parte da Semana doAleitamento Materno.
“No dia 7 de agosto vamos ter um seminário no auditório da Secretaria de Educação, às 8h30. Esse evento vai abrir o mês do Agosto Dourado em Itajaí e visa capacitar a sociedade sobre a forma de promoção, de proteção e apoio ao leite materno”.
Além do seminário, serão realizadas rodas de conversas sobre o aleitamento materno em diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O tema será abordado com gestantes, lactantes, famílias e redes de apoio. A programação do Agosto Dourado ainda contará com a oferta de capacitações.
“Teremos capacitação dos nossos profissionais da saúde e também da educação. Já realizamos uma capacitação voltada as merendeiras e também faremos uma voltada a professores e diretores dos Centro de Educação Infantil para que as creches também sejam promotoras da amamentação, como preconiza o Minstério da Saúde “.
Entretanto, em Itajaí não é só no mês de agosto que o município investe na promoção do aleitamento materno. Na cidade, existe o Espaço Amamentar Itajaí e duas Salas de Apoio à Amamentação. “O Espaço Amamentar Itajaí é um serviço especializado no manejo do aleitamento materno, em que as mulheres podem agendar uma consulta sobre a amamentação e até para o momento de retorno ao trabalho”.
Confira a reportagem em áudio: