Ouvi uma frase impecável no Twitter que quero compartilhar com meus amigos ouvintes e leitores da coluna ácido úrico.
A frase diz: “Se, ao cobrir uma manifestação, a imprensa narra tudo ao contrário daquilo que todos estão claramente vendo, como confiar no que ela diz em relação a outros assuntos, como pandemia, vacinas, vírus, mortes etc? Se ela mente no evidente, imagine sobre aquilo que é difícil verificar.” por Fábio Blanco.
A frase nos faz pensar em várias coisas. Inclusive na frase do presidente que foi intitulada como “ameaça golpista” pela grande imprensa.
Ameaça?
Em sua fala, o presidente pediu que todos se curvassem perante a Constituição Federal. Ele ainda disse que não aceitaria que ninguém na praça dos três poderes, inclusive ele, fugissem das quatro lindas da Constituição federal.
É justamente essa Constituição Federal que assegura os nossos direitos e norteia a democracia em nosso país. Onde está a ameça nisso? Onde está o golpe nisso?
O único desrespeito à Constituição que temos visto tem partido das mãos dos que deveriam resguardá-la. A alta corte brasileira tem interpretado o Código de Processo Penal e a Constituição Federal de acordo com as suas vontades e com a cara do cliente.
Manifestações
As manifestações que apoiavam o presidente, comemoravam a nossa independência e reclamavam desta balbúrdia que existe no supremo, foram chamadas de “protestos antidemocráticas com intuito de golpe”.
Já as manifestações que pediam a saída do presidente, que usou um boneco com sua cara em uma forca, que imputava a ele crimes e pediam pela revolução e a instalação de uma ditadura proletariada, digno de teorias marxistas, foram chamadas de manifestações democráticas.
A grande imprensa, e umas pequenas também, quase surtaram.
Eu, particularmente, não participo de manifestações. Acho que a melhor delas se faz na urna. Mas foi, no mínimo, engraçado ver o desespero não só a nível nacional, mas aqui na nossa cidade também.
Lenin presente
Os ensinamentos de Lenin estão mais do que presentes na política e na imprensa da região. Nas manifestações de ontem, pregavam ideologias de Marx. Já nos demais casos Lenin é uníssono. “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!” É assim que funciona. Os que mais gritam, são os que mais pecam.
Na política é bem assim. Na imprensa, mais ainda. O que mais vemos é militantes acusarem os outros do mesmo que eles fazem. Lembra que falei acima de “atos antidemocráticos”? Pois bem, quem mais chama os outros assim, são os menos democráticos. A ponto de processar quem discorda ou simplesmente fala a verdade, que dói.
DEM e PSL juntos?
Um novo partido pode nascer da fusão entre o PSL e o Democratas em Santa Catarina e deve ter na presidência da estadual, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Em cinco estados já está acertado para que os demistas presidam o partido. O deputado federal, Fábio Schiochet (PSL), deve ser o vice-presidente estadual.
Se o senador Rodrigo Pacheco não disputar a Presidência da República, pode ganhar força a vontade do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e de ACM Neto (DEM) que disputará o Governo da Bahia. Eles querem que o apoio do novo partido seja dado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que em contrapartida, daria o seu apoio a candidatos da nova agremiação, nos estados onde disputassem aos governos.
Mais três feriadões até o fim do ano
O Brasil ainda tem mais cinco feriados nacionais até o fim deste ano, sem contar os recessos estaduais e municipais. Entre os nacionais, os feriados de Dia das Crianças/Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o de Finados (02 de novembro) também serão em uma terça-feira, possibilitando o famoso “ponto facultativo” no poder público. Já o 15 de novembro cai em uma segunda-feira, mais um feriadão para a conta.
Será que vai ter greve ou mobilização de servidores para acabar com os pontos facultativos? Aliás, tirando os feriados municipais e estaduais, o Brasil em 2021, apenas 253 dias úteis. Sim, são 104 dias de fim de semana e mais 10 feriados, sem contar também os pontos facultativos.