Com uma grande variedade de atrações, artísticas, culturais e gastronômicas o 10° Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú terminou no domingo, 25, com números expressivos. Segundo a organização cerca de 100 mil visitantes aproveitaram os 10 dias de festa, registrando em 2022, o recorde de público entre todas as edições.
Para o presidente da Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC), Juan Daniel Isernhagen, responsável pela realização do evento, o mais importante foi presenciar a alegria e integração das pessoas que participaram do Acampamento Farroupilha.
“A cultura gaúcha é isso, estar abraçando, estar com os parentes, amigos, com as crianças, com os adultos, com os mais veteranos, fazendo cultura, fazendo arte, fazendo integração, dentro de uma roda de mate, no churrasco, na dança, na música e essa integração e acolhimento é o que faz a diferença para pessoal sempre voltar”, destacou.
O prefeito Fabrício Oliveira também marcou presença no encerramento do Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú. Com a festa crescendo a cada ano, ele admitiu a possibilidade de um espaço ainda maior para a festa, em 2023, e fez questão de ressaltar o impacto que o evento tem para o turismo do município.
“Tem pessoas que vieram todos os dias, tem pessoas que fecharam pacote em hotel para vir, essa fez traz turista, traz cultura e traz o bem-estar do pertencimento do morador da cidade que celebra essa festa que é a melhor e maior festa popular da nossa cidade”, salientou.
A 10 edição do Acampamento Farroupilha contou com duas novidades, o Balne’Art, que foi o 1º Festival de Danças Tradicionalistas e o 1° Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú. Os dois festivais ocorreram durante o sábado e domingo, dias 24 e 25, e receberam a aprovação do público, quem confirma é a Carla, moradora de Camboriú, que prestigiou vários dias do evento.
“Tivemos muitos artistas que são renomadíssimos na cultura gaúcha, tivemos concurso de declamação, festival de música, festival de dança, então essa edição está sendo única”, avaliou.
O 1° Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú teve como grande vencedor Juliano Moreno, que apresentou a música de sua autoria Quando Volto ao Cerro Chato, levando para casa além do troféu uma premiação de R$ 7 mil. Extremamente emocionado após a conquista, Moreno lembrou que o romantismo também faz parte da cultura gaúcha.
“A gente vem cantar nossa terra há 1.100 quilômetros, cantar um pouco da nossa história, do amor, do sentimento, o gaúcho tem muito aquela coisa do camperismo, mas o campeiro romântico tem o seu espaço, sempre vai ter. Quando a coisa é singela, é de coração, acho que funciona e assim foi a nossa música”, contou emocionado.
Quem teve a honra de encerrar o 10° Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú, foi o apresentador do Rancho de Taura da Rádio Menina, Osmar Fernandes, apagando a Chama Criola e cantando o hino do Rio Grande do Sul.
Vencedores do 1º Terral da Canção Gaúcha de Balneário Camboriú
- 1º Lugar: “Quando volto ao cerro chato”; Rasguido Doble; letra, música e interpretação de Juliano Moreno
- 2º Lugar: “Quem sabe, sabe”; Chamarra; letra e música de Anomar Danúbio Vieira e Marcelo Oliveira; intérprete: Marcelo Oliveira e Ricardo Bergha
- 3º Lugar: “El proprio amor”; Chamamé; letra e música: Martin Cesar Gonçalves e Aluísio Rockembach; intérprete: Aluísio Rockembach
- Mais Popular: “Das razões de te encontrar”; Chamarra; letra e música: Eduardo Corrêa e Clarête Souto; intérprete: Bruno Souto e Braian Souto
- Melhor Intérprete: Juliano Moreno, por “Quando volto ao cerro chato”
- Melhor Instrumentista: Pedro Kaltbach em “Poema em Cristais”; Milonga; letra e música: Marcio Nunes Corrêia e Ricardo Rosa; intérprete: Beto Borges
-Melhor Letra: Anomar Danúbio Vieira, por “Quem sabe, sabe”; Chamarra; letra e música: Anomar Danúbio Vieira e Marcelo Oliveira; intérprete: Marcelo Oliveira e Ricardo Bergha
-Melhor Melodia: Aluísio Rockembach, por “El proprio amor”; Chamamé; letra e música: Martin Cesar Gonçalves e Aluisio Rockembach; intérprete: Aluísio Rockembach