Itajaí e Navegantes sofrem com a falta de abastecimento devido às chuvas que atingem o Vale do Itajaí. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro São Roque foi paralisada na manhã desta sexta-feira, 17, e os efeitos devem ser sentidos a seguir.
Segundo o Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), a enxurrada na região da bacia do rio Itajaí-Mirim provocou a turbidez excessiva da água que chega a ETA do bairro São Roque, principal estação de tratamento do município.
Atualmente, toda água bruta que chega à ETA é considerada lama, sem possibilidade de tratamento para consumo humano. Ainda de acordo com o Semasa, os reservatórios baixaram consideravelmente em nível crítico. Na Estação de Tratamento do bairro Limoeiro, abastecida pelo Ribeirão Mineral, o serviço também está paralisado.
A orientação é para economia de água armazenada em caixas e cisternas para que haja reserva de emergência em caso de demora na normalização do sistema. A população deve evitar o desperdício.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: VÍDEO: nível do Rio Itajaí-Açú ultrapassa 9 metros em Blumenau
Contêiner e outros materiais trazidos pela correnteza podem danificar barragem de Itajaí
Na madrugada desta sexta-feira, um contêiner foi visto na correnteza do rio Itajaí-Mirim, em Brusque. Por volta de 2h20, o equipamento colidiu com uma ponte no bairro Limoeiro e afundou. Entretanto, não estão descartadas as possibilidades de que o objeto danifique a barragem de contenção da cunha salina, em Itajaí.
Equipes do Semasa trabalham com auxílio de um guindaste para retirada de outros materiais trazidos pela forte vazão do canal. No sistema de captação, localizado próximo da barragem, troncos de árvore encalharam no conjunto de motobombas e estão sendo removidos para, também, evitar danos na estrutura.
