A Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Balneário Camboriú desenvolve o programa OAB Pela Pessoa Idosa. O projeto auxilia idosos a resolver problemas no setor previdenciário. De acordo com a advogada Sandra Bortolanza, integrante do projeto, o projeto possui um olhar aos necessitados.
“A comissão recebe denúncias de vários tipos, de golpe de violência doméstica apropriação de recurso, famílias que fazem consignado no nome do idoso”, relata.
O programa, desde outubro de 2022, está sendo implementado na sede da Secretaria da Pessoa Idosa. Um advogado plantonista fica disponível durante as quarta-feiras à tarde, para resolução de problemas previdenciários.
Segundo Sandra, todo idoso que procura o projeto será atendido, mesmo que seu problema não seja no setor previdenciário. Ela afirma que os advogados, como seres humanos, buscam auxiliar em diversas áreas e quando não é possível, ficam com o contato do idoso para procurar quem possa ajudá-lo.
Atualmente o projeto conta com 20 advogados. Sandra expõe que o sonho da comissão é abranger outras áreas do direito, como a civil, resolvendo problemas de desocupação, contratos de aluguel e outros. “Ainda não conseguimos, é um projeto da oab mas a gente depende do aceite de todos os juízes”.
Outro desejo, segundo a advogada Mariza, também integrante do projeto, é que o OAB Pelos Idosos se descentralize e expanda para os bairros. “Balneário Camboriú tem muita gente carente, não é só gente que tem poder aquisitivo. Aí que vimos a necessidade dos advogados cuidarem desse lado. Levamos dois anos na busca para implantar e hoje está sendo um sucesso”, explicou a advogada.
Leia mais:
Engenheiro civil Nelson Nitz morre vítima de câncer
Alistamento Militar segue até o dia 30 de junho, em Camboriú
Itajaí 163 anos: localização, possibilidade de porto e madeira atraiu imigrantes