A PRIMEIRA DA FM

 

Notícias

Geral

09/03/2018 Voltar

Procon firmará Termo de Ajustamento de Conduta com agências bancárias

O coordenador do Procon, Júlio Borba, e a advogada de defesa do consumidor, Valdirene Furtado, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (08), no auditório da Biblioteca Pública Municipal, com gerentes de agências bancárias, de cooperativas de crédito e demais instituições financeiras estabelecidas no município de Lages.

O objetivo da reunião, é manter, preservar e proteger as relações de consumo contra práticas abusivas ou condutas que contrariem o Código de Defesa do Consumidor. A ata oficial da reunião, assinada pelos gerentes e pelo coordenador do Procon, também serviu como notificação das providências imediatas que deverão ser tomadas para o cumprimento das obrigações específicas de cada lei, decreto, ou resoluções pertinentes aos direitos dos consumidores.

Uma das questões debatidas nesta reunião foi o descumprimento por parte de algumas agências bancárias em relação ao pagamento de boletos bancários. Têm agências que não recebem o pagamento, em dinheiro, de boletos com determinado valor, e isso acaba acarretando problemas para outras agências bancárias que se deparam, em diversas vezes, com enormes filas de pessoas para atender.

Sobre essa reclamação o Procon irá abrir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que todas as agências, indistintamente, passem a cumprir com as normativas do Banco Central.

Conforme estatística divulgada durante a reunião, referente ao conjunto de reclamações dos consumidores, feitas no Procon de Lages, no período de um ano, as quais ficam cadastradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, os assuntos financeiros representaram 49,37% dos atendimentos.

Neste caso, em primeiro lugar aparecem problemas com contratos, em segundo lugar problemas com cartão de crédito, e em terceiro lugar problemas referentes à falha bancária, fila de banco, discordância no pagamento, venda casada, cobrança indevida, recusa em receber pagamento, problemas com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), dentre outros.

 

Fotos: Divulgação

Envie sua notícia

Quero participar

Balneário Camboriú

Av. do Estado, 1555
Camboriú Work Center
Pioneiros - Balneário Camboriú/SC
CEP: 88331-900

(47) 2103.6000

Blumenau

Rua 7 de Setembro, 473
Centro - Blumenau/SC
CEP: 89010-201

(47) 2102.6500

Lages

Av. Luís de Camões, 1370
Coral - Lages/SC
CEP: 88523-000

(49) 3224.5574

TV Mocinha Balneário Camboriú

Av. do Estado, 1555
Camboriú Work Center
Pioneiros - Balneário Camboriú/SC
CEP: 88331-900

(47) 2103.6020